JOVEM PROFESSOR

SOBRE O PROJETO

O Programa de Formação "Jovem Professor" foi concebido e realizado por uma comissão composta por membros da Diretoria da HOTEC, Professores e Coordenadores que vem trabalhando norteados por uma nova filosofia e cultura, o que permite aos participantes assimilar os novos papéis, novos modos de pensar, sentir e agir. Nesse sentido, a HOTEC, uma Escola Hospitaleira, se assume claramente como inclusiva.
Com estruturação inédita no mercado, o Programa formará profissionais docentes que aceitam a responsabilidade de promover o desenvolvimento humano dos demais. Para isso, a proposta apresenta um conjunto de inovações.
A aposta metodológica é de um ensino com maior participação e menos aulas expositivas. O grande ponto de toda a proposta é que, na prática, o aluno tem que ter comprometimento pois o nível de exigencia à sua participação é muito alto. Vamos oferecer aos participantes um leque de experiencias reais e valiosas.

O programa será subdividido em duas fases:
Fase I - DIDÁTICA (40 horas/aula).
A Fase I, desenvolvimento de habilidades pedagógica, é obrigatória para todos os candidatos admitidos ao programa.

Fase II - MONITORIA
Para os alunos que concluíram satisfatoriamente a Fase I Nesta etapa, o Jovem Professor poderá fazer monitorias nos Cursos Superiores de Tecnologia da HOTEC, nos Técnicos e nos Cursos de Qualificação Profissional. Ressaltamos que a inscrição para a Fase II será feita após o término da Fase I.

DATAS E HORÁRIOS DAS AULAS

DIAS DE AULAS: São 5 sábados intensivos, das 9h às 17h, com intervalo de 01 hora para almoço.
Os sábados são os seguintes: 05, 19 e 26 de Outubro, 09 e 23 de Novembro de 2019.


INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA


O programa será subdividido em duas fases:

Fase I - DIDÁTICA (40 horas/aula). A Fase I, desenvolvimento de habilidades pedagógica, é obrigatória para todos os candidatos admitidos ao programa.
Fase IIstrong> - MONITORIA - para os alunos que concluíram satisfatoriamente a Fase I. Nesta etapa, o Jovem Professor poderá fazer monitorias nos Cursos Superiores de Tecnologia da HOTEC, nos Técnicos e nos Cursos de Qualificação Profissional.
Ressaltamos que a inscrição para a Fase II será feita após o término da Fase I. Os alunos serão convocados para a Monitoria pelo respectivo Coordenador do Projeto de Formação Jovem Professor. Concluídas a Fase I e II, o aluno receberá o Certificado de Participação em cada fase no Projeto de Formação Jovem Professor.

PLANEJAMENTO CURRICULAR DE DIDÁTICA
Noções sobre Didática (Teoria)
Debate sobre a Prática de Aula
Prática de Aula
Professor Educador: Postura
Comportamento
Cultura
Ética
Conhecimentos Específicos
Relação Professor - Aluno (Teoria)
Administrar Conflitos - prática
Planos de Aula - prática
Prática Processos de Avaliação (Teoria)
Atribuições do Monitor
Serão analisados alguns textos de educadores

Terá direito aos Certificados de cada fase emitido pela HOTEC, o Jovem Professor que concluir cada fase: Fase I (obrigatória) e Fase II e tiver frequencia igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) sobre o total de horas/aula ministradas em cada fase do programa.

PROCESSO SELETIVO

A inscrição ao Programa de Formação Jovem Professor será feita via site da Faculdade.

O período de inscrição será de 19 de Agosto a 30 de Setembro de 2019
Poderão se inscrever os professores, profissionais formados pela HOTEC e os atuais alunos dos Cursos Superiores a partir do Módulo II e Pós-Graduação

INVESTIMENTO:
No ato da inscrição será cobrada de cada participante uma taxa no valor total de R$300,00 (trezentos reais), no cartão em até 3 vezes. Importante:
- O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$300,00 (trezentos reais), deverá ser pago no Departamento Financeiro da HOTEC, localizado no prédio I (Rua das Palmeiras, 184).
- O não pagamento da taxa (integral) implicará na exclusão do aluno do Programa de Formação "Jovem Professor"

INSCRIÇÕES


Preencha com Atenção

Nome:
Endereço:
Telefone:
Celular:
E-mail:
Curso:

Turma:



BEATRIZ DE CARVALHO PINTO RAMPIM
Coordenadora do Projeto





VINICIUS DE FREITAS RIBEIRO


"O jovem professor foi uma experiencia enriquecedora e que me deu base e diretrizes para melhorar como profissional, para ser um melhor educador no futuro mas também para ser uma pessoa melhor, com mais amplitude para debates e explanação de ideias. Além disso, o Programa é um importante trampolim que a Instituição dá aos seus e aos de fora de adquirir ainda mais conhecimento e qualificação.
Parabenizo a HOTEC pela iniciativa e pelo empenho em formar pessoas melhores e profissionais ainda mais completos."



DEPOIMENTOS

BRUNO GERLIN


"Ter feito parte do Jovem Professor foi descobrir como é o "backstage" de cada aula que participei durante toda minha vida academica e entender e me preparar para seguir as linhas da educação pensando na didática, nos melhores métodos e estratégias de compartilhar as experiencias profissionais que tive ao longo da minha carreira com aqueles que iniciam."



CRISTHIANE BORREGO


"A experiencia de participar do JOVEM PROFESSOR permitiu que eu entendesse que ensinar vai além de transmitir conteúdos, e nesse sentido, o curso contribuiu muito para realinhar a minha visão sobre o universo contido em sala de aula e o papel preponderante do ofício de professor nesse contexto: aproximar alunos do conhecimento."